quarta-feira, 2 de julho de 2008

Moto Travertson V-Rex

A moto do futuro

Toda a idéia da V-Rex surgiu da mente de um desenhista australiano chamado Tim Cameron. Em 2003 ele projetou um modelo em 3D de uma motocicleta com linhas totalmente futuristas, a qual chamou de “Dreambike” (moto de sonho), tudo por pura diversão. “O primeiro desenho foi feito em uma pequena folha de papel. Minha inspiração foi minha imaginação. Eu queria algo totalmente inovador e futurista. Uma moto com uma frente radical e com ‘cara de mau’ mesmo“, conta Cameron. A história ganhou proporções maiores quando uma revista australiana publicou seu desenho divulgando as primeiras linhas da moto para uma legião de fãs do motociclismo.

A repercussão em torno do desenho foi tão grande que o rascunho chegou aos Estados Unidos. Por lá, um engenheiro francês e ex-piloto de motos chamado Christian Travert se empolgou com a possibilidade de dar vida ao projeto. Após alguns meses de muita conversa entre Travert e Cameron, nascia a Travertson, uma empresa sediada em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, especializada em fabricar “motocicletas dos sonhos”.

O modelo, de linhas bastante ousadas, parece ter saído de dentro de um filme de ficção científica.

Na dianteira o destaque fica por conta do visual dos dois braços em alumínio que fixam a roda e a suspensão no lugar, sistema este muito semelhante a uma balança traseira vista em outros modelos de motocicletas. Outro ponto interessante é a lanterna. No lugar de um grande conjunto óptico, os criadores da V-Rex instalaram pequenos grupos de luzes dispostos paralelamente. O aspecto “volumoso” da V-Rex é reforçado pela distância entre eixos de 2.010 mm. Para quem procura por visual diferente, este é o modelo certo.

As formas das carenagens laterais impedem que a V-Rex passe despercebida pelas ruas. Construídas em fibra de vidro e carbono, elas apresentam aspecto bastante futurista. O assento do piloto é baixo (642 mm) e tem seu ponto de fixação no quadro pela frente, diferente do usual (por baixo). A rabeta foi totalmente extinta neste modelo, não deixando lugar para o assento da garupa.

O painel de instrumentos é simples e, assim como alguns componentes do sistema elétrico, foi herdado de modelos da Harley-Davidson. O guidão, feito em alumínio, segue a mesma “cara” do resto do conjunto, com desenho moderno e não menos chamativo. Para completar, não faltam cromados na V-Rex. Por onde se olha estão pequenos acessórios e peças refletindo o brilho de toda essa “customização futurista”. No entanto, neste sentido, diga-se, nada brilha mais do que o motor.

Assim como outros componentes da V-Rex, o motor é o mesmo utilizado pela Harley-Davidson na V-ROD. Com 1.250 cm³, o propulsor de dois cilindros em “V” é capaz de gerar 120 cv de potência. O câmbio é de cinco velocidades, com a transmissão final feita por correia. Levando-se em conta seu peso de 304 kg, o comprador de uma V-Rex não deve esperar muita “força” do motor. No entanto, convenhamos, esta moto está mais para ser admirada parada, em um grande evento, do que em movimento.



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